domingo, 14 de março de 2010

Projeto Cultural 1 - Planejamento das Aulas

PROJETO CULTURAL 1 – PLANEJAMENTO DAS AULAS – 1o. SEMESTRE 2010


15.03.2010
Apresentação dos alunos / a disciplina dentro da linha de projetos culturais / datas das avaliações e metodologia do curso

17.03.2010
O Evento cultural - Definições e relação com o circuito cultural
Texto do Teixeira Coelho: “política de eventos” X “política cultural” In: Dicionário Crítico de política cultural
Exercício prático utilizando como evento o cartaz de Paraty

22.03.2010
Tipos de eventos culturais

24.03.2010
Texto sobre tema escolhido.

29.03.2010
Concepção e elaboração de um projeto cultural
1. A escolha do tema
- Desejo cultural, necessidade cultural, bem cultural, produto cultural
- Definições de projeto cultural.

31.03.2010
2. A Redação do Projeto
a) Apresentação
b) Objetivos
Textos: BRANT, Leonardo. “Projeto cultural: formatação”. In: Mercado Cultural. São Paulo: Escrituras: 2001.
MALAGODI, Maria Eugênia e CESNIK, Fábio de Sá. Projetos Culturais: elaboração, administração, aspectos legais, busca de patrocínio. São Paulo: Escrituras, 2000.

05.04.2010
c) Justificativas
Exercício feito com texto sobre projeto de Cineclube

07.04.2010
d) estratégias de ação
- detalhamento do projeto
- possíveis patrocinadores
- divulgação

12.04.2010
Estratégias de divulgação
- Aula introdutória sobre conceitos de mídia (impressa, eletrônica, etc...)

14.04.2010
e) retorno ao patrocinador
introdução ao marketing cultural
Texto: LISBOA, Simone Marília. “O mercado e as artes: o marketing cultural” e “Imagem Corporativa e marketing cultural”. In: Razão e Paixão dos mercados. Belo Horizonte: Editora C/Arte, 1999.
- Texto: “Manual de aplicação e visibilidade de logomarcas”. CCBB

19.04.2010
f) cronograma e cronograma de desembolso
g) orçamento
itens: quantidade; unidade de medida,; preço unitário, valor
utilizar tabela da revista “Marketing Cultural”
h) anexo (cartas de anuência, currículo, etc)

21.04.2010
Feriado Tiradentes

26.04.2010
Últimas dúvidas

28.04.2010
Avaliação

03.05.2010
Devolução e correção das provas em sala de aula

05.05.2010
3. A realização do Projeto
- a logística do evento:
a) Recursos Físicos
b) Recursos Materiais

10.05.2010
c) Recursos Humanos
d) Outros Serviços

12.05.2010
Orientação dos projetos culturais em grupo

17.05.2010
d) Programação Visual do Evento
Discussão do texto: “Paradoxos do artista gráfico”, de François Lyotard e “A programação visual”, de Organização de eventos

19.05.2010
4. A avaliação do evento
- relatório, clipping, prestação de contas, etc...
A ficha técnica de um evento
- Patrocínio; realização; apoio, promoção, realização, agradecimentos, etc...

24.05.2010
Palestra Araribóia Cine

26.05.2010
Entrega das primeiras versões dos projetos

31.05.2010
Devolução dos projetos entregues com comentários sobre as primeiras versões – orientação dos grupos

02.06.2010
Devolução dos projetos entregues com comentários sobre as primeiras versões – orientação dos grupos

07.06.2010
Devolução dos projetos entregues com comentários sobre as primeiras versões – orientação dos grupos

09.06.2010
Modelos de formatação de projetos culturais
As leis de incentivo à cultura

14.06.2010
Últimas dúvidas

16.06.2010
Últimas dúvidas

21.06.2010
Seminário

23.06.2010
Seminário

28.06.2010
Seminário

30.06.2010
Seminário

05.07.2010
Devolução dos trabalhos apresentados
Aula surpresa

12.07.2010
Verificação Suplementar