terça-feira, 23 de março de 2010

Pontão de Cultura Jongo/Caxambu - seleção de bolsista do curso de Produção Cultural

SELEÇÃO DE BOLSISTA DO CURSO DE PRODUÇÃO CULTURAL

1.CARGA HORÁRIA SEMANAL: 20 HORAS

2.HORÁRIO: TURNO DA TARDE (FLEXIBILIDADE DE ADEQUAÇÃO DO HORÁRIO ÀS ATIVIDADES ACADÊMICAS DO BOLSISTA)

3.VALOR DA BOLSA: R$ 465,00

4.VIGÊNCIA: DE ABRIL A OUTUBRO, COM POSSIBILIDADE DE RENOVAÇÃO POR UM ANO.

5.ATIVIDADES DO BOLSISTA:

 Elaboração de um plano de trabalho 15 dias após sua inserção no programa, a partir de materiais fornecidos pela coordenação e de reuniões com a mesma;
 Colaboração na organização de reuniões, oficinas, seminários e eventos nos municípios da área de abrangência do programa;
 Colaboração na organização de publicações;
 Participação nas atividades de articulação do Pontão (reuniões, seminários, eventos, prêmios, etc.);
 Participação nas atividades de capacitação/qualificação (oficinas e seminários);
 Participação em reuniões de equipe;
 Participação em grupo de estudos sobre temas pertinentes ao programa;
 Apresentação de trabalho na Agenda Acadêmica da UFF e em eventos da área de Produção Cultural;
 Elaboração de relatórios de atividades.

6.METODOLOGIA E CRITÉRIOS DA SELEÇÃO: A seleção será feita por meio de duas entrevistas, uma realizada por professores do Curso de Produção Cultural e outra realizada pela Coordenação do programa. Na entrevista, serão considerados: desempenho acadêmico do candidato, interesse pelas ações do programa e pelas temáticas que envolvem o Jongo e a cultura jongueira, disponibilidade de horário. É opção do programa, em seus processos seletivos, sempre que possível, considerar o pertencimento racial dos candidatos como um de seus critérios de avaliação.

Processo seletivo no Curso de Produção Cultural:

24/03/2010 (quarta-feira) – Palestra com professora Elaine Monteiro
Coordenadora Geral do Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu
11h – sala C220 ou C-100 - IACS

26/03/2010 (sexta-feira) – Entrevista com professores de Produção Cultural, 10h – IACS [encontro no Departamento de Arte]
- material necessário
Histórico Escolar atualizado

Textos para a entrevista [xerox do IACS, na pasta de Projeto Cultural 3]:

“A experiência do plano de salvaguarda do jongo no Sudeste”, de Elaine Monteiro. [já disponível]
“Jongo, patrimônio imaterial brasileiro”, do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular” [disponível em 24/03/2010]



O PROGRAMA DE EXTENSÃO PONTÃO DE CULTURA DO JONGO CAXAMBU (PROEX-UFF/FEC/IPHAN):

Desde o ano de 2008, grupos de Jongo/Caxambu da região sudeste fazem parte do Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu. O Pontão é desenvolvido em uma parceria entre a Universidade Federal Fluminense (UFF), por intermédio da Fundação Euclides da Cunha, o IPHAN e as comunidades jongueiras e suas atividades estão concentradas em três eixos de ação: articulação/distribuição, capacitação/qualificação e difusão/divulgação.
A criação de políticas públicas que reconheçam o patrimônio cultural imaterial e que garantam direitos aos (as) detentores (as) dos saberes e das práticas do patrimônio reconhecido é recente no Brasil. O Jongo/Caxambu foi uma das primeiras manifestações da cultura popular brasileira a ser reconhecida pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio imaterial, no ano de 2005.
O Jongo é uma dança comunitária brasileira de origem rural que data do período escravocrata. Sua cultura é oriunda das relações de sociabilidade que os (as) africanos (as) escravizados (as) e seus descendentes estabeleceram nas fazendas de café e cana-de-açúcar, tornando-se referência cultural no sudeste do país, para onde foram trazidos (as) para o trabalho nas lavouras.
O Pontão de Cultura tem se constituído como um campo de investigação sobre a cultura e a identidade negra, sobre a construção de um projeto coletivo de ação de salvaguarda de um bem registrado e, portanto, como contribuição no campo da construção de políticas culturais públicas voltadas para comunidades tradicionais e para o patrimônio cultural de natureza imaterial.
Atualmente, o Pontão reúne dezesseis comunidades/grupos, a saber: Angra dos Reis/RJ, Arrozal (Piraí)/RJ, Barra do Piraí/RJ, Campinas/SP, Carangola/MG, Guaratinguetá/SP, Miracema/RJ, Pinheiral/RJ, Piquete/SP, Porciúncula/RJ, Serrinha/RJ, Santo Antônio de Pádua/RJ, São José dos Campos/SP, São Mateus/ES, Quilombo São José da Serra (Valença)/RJ e Vassouras/RJ.