terça-feira, 30 de março de 2010

Projeto Cultura 3 - Informes Aula 29-03-2010

Olá pessoal,

1. Os Quatro textos para as aulas da primeira semana de abril estão publicados na Revista Observatório Itaú Cultural, n.8 (abr./jul. 2009) - São Paulo: Itaú Cultural, 2009. São eles:
(1) ALZAMORA, Geane; ALENCAR, Renata e MELO, Tailze. "Trânsitos Intermidiáticos e Diversidade Cultural". (2) BARROS, José Márcio. "Diversidade Cultural e Gestão da Cultura". (3) CANCLINI, Néstor Garcia Canclini. "Diversidade e Direitos na Interculturalidade Global". (4) MARTÍN-BARBERO, Jesús. "Desafios Políticos da Diversidade". A revista está disponibilizada no site www.itaucultural.org.br. Os textos encontram-se na pasta no IACS/UFF. E o contato do Itaú Cultural é atendimento@itaucultural.org.br

2. As referências dos filmes exibidos em sala de aula são: (a) CINCO FILMES ESTRANGEIROS, de José Eduardo Belmonte (DF, ficção, 13min, p&b, 35mm, 1997); (b) LAMBADA, A DANÇA PROIBIDA, de Greydon Clarck (EUA, ficção, 97min, 35mm, cor, 1990).

3. Livro citado: AMANCIO, Tunico. O Brasil dos gringos: imagens no cinema. Niterói: Intertexto, 2000. O livro está disponível na Biblioteca Central do Gragoatá/UFF.

4. Estudo dirigido:
Para a conlusão das nossas discussões na aula do dia 31-03-2010 sobre o texto do Stuart Hall. A identidade cultural na pós-modernidade. sugiro uma tentativa de reflexão sobre as seguintes questões:
(a) Como a identidade nacional está sendo afetada ou deslocada pela Globalização? (b) Como é imaginada uma nação moderna? (c) Que estratégias são utilizadas para construir o pertencimento a uma identidade nacional? O que define as identidades do povo inglês? E a do povo brasileiro? (d) As culturas nacionais e as identidades culturais são unificadas? (e) O que está deslocando as identidades culturais nacionais no fim do sáculo XX? (f) As identidades nacionais estão sendo "homogeneizadas"?

5. Textos para a avaliação até o momento:
COELHO, Teixeira. "Caminhos para a ação Cultural". In: Usos da Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
MONTEIRO, Elaine. A experiência do plano de salvaguarda do jongo no Sudeste. (mimeo).