quinta-feira, 22 de março de 2012

Projeto Cultural 1 - Programa de curso e planejamento das aulas

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
DEPARTAMENTO DE ARTE
DISCIPLINA: PROJETO CULTURAL I
PROFESSORA: MARIA TERESA MATTOS DE MORAES

Ementa:
Projetos de eventos culturais. Inserção do evento em circuitos culturais. Projeto e demandas culturais. Metodologia e conceito para desenvolvimento de eventos culturais. Concepção e operacionalização de eventos culturais.

Programa de curso:
1 - O Evento Cultural.
• Definição
• A relação com a política cultural.

2 - Elaboração, redação e operacionalização de Projetos Culturais.
• A escolha do tema.
• A redação do projeto.
• A logística do evento.
• A avaliação do evento.

3 - A programação visual do evento.
• a logomarca e a identidade visual

4 – Modelos de Financiamento do Evento cultural.
• As leis de incentivo
• Estudos de caso

Bibliografia básica:
BARBOSA, Lúcia Machado; BARROS, Maria do Rosário Negreiros e BIZERRA, Maria da Conceição (orgs.) Ação cultural – Idéias e conceitos. Recife: Fundação Joaquim Nabuco / Editora Massagana, 2002.
BRANT, Leonardo. Mercado Cultural: Investimento Social, Formatação e Venda de Projetos, Gestão e Patrocínio, Política Cultural. São Paulo: Escrituras, 2001.
CESCA, Cleuza G. Gimenes. Organização de eventos. São Paulo: Summus, 1997.
COELHO, Teixeira. Dicionário crítico de política cultural. Campinas: Iluminuras, 1997.
CUNHA, Newton. Dicionário SESC – A linguagem da cultura. São Paulo: Perspectiva / Sesc São Paulo, 2003.
LISBOA, Simone Marília. Razão e Paixãos dos Mercados. Belo Horizonte, Editora C/Arte, 1999.
LYOTARD, Jean-François. “Paradoxos sobre o artista gráfico”. In: Moralidades pós-modernas. Campinas: Papirus, 1996.
MALAGODI, Maria Eugênia e CESNIK, Fábio de Sá. Projetos Culturais: elaboração, administração, aspectos legais, busca de patrocínio. São Paulo: Escrituras, 2000.
MIRANDA, Jair Martins de. Estudos de viabilidade de Projetos Culturais: os exemplos que vêm da Lapa. Dissertação de mestrado UNI-Rio, junho 1995 (mimeo).
NATALE, Edson e OLIVERI, Cristiane. Guia Brasileiro de Produção Cultural 2007. São Paulo: Editora Zé do Livro, 2006.
PIZA, Rafael Nacif de Toledo. “Para uma avaliação das políticas culturais municipais: o caso de Niterói”. In: Políticas Públicas de Cultura do Estado do Rio de Janeiro – 2003-2005. Rio de Janeiro: UERJ, Rede Sirius, 2007.
RODRIGUES, Heloisa Bueno. “Projeto cultural: reflexões para além de um instrumento técnico”. In: VII Enecult, Salvador, BA, 03 a 05 de agosto de 2011.
RUBIM, Linda (org.). Organização e Produção da Cultura. Salvador: EDUFBA, 2005.
THIRY-CHERQUES, Hermano Roberto. Projetos culturais – técnicas de modelagem. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.


PROJETO CULTURAL 1 – PROGRAMA DE CURSO –1o. SEMESTRE 2012


07.03.2012 - Semana de Calouros
14.03.2012 Apresentação dos alunos
- Xerox e blog http://projetoculturaltetemattos.blogspot.com
- a disciplina dentro da linha de projetos culturais
datas das avaliações e metodologia do curso
O Evento cultural
Definições e relação com o circuito cultural
Texto do Teixeira Coelho: “política de eventos” X “política cultural” In: Dicionário Crítico de política cultural
21.03.2012 O Evento cultural [cont.]
A crítica ao evento cultural, e a revisão da crítica, por Teixeira Coelho.
Os sistemas de produção cultural.
Quadro genérico qualitativo das políticas culturais: diagnóstico cultural, por Rafael Nacif Toledo Piza
Exercício prático utilizando como evento o cartaz de Paraty
Leitura e discussão da carta
28.03.2012 Tipos de eventos culturais
A semana de Arte Moderna de 22. Aula expositiva.
Concepção e elaboração de um projeto cultural
1. A escolha do tema
- Desejo cultural, necessidade cultural, bem cultural, produto cultural
- Definições de projeto cultural.
2. A Redação do Projeto
a) Apresentação
b) Objetivos
Textos: BRANT, Leonardo. “Projeto cultural: formatação”. In: Mercado Cultural. São Paulo: Escrituras: 2001.
MALAGODI, Maria Eugênia e CESNIK, Fábio de Sá. Projetos Culturais: elaboração, administração, aspectos legais, busca de patrocínio. São Paulo: Escrituras, 2000.
04.04.2012 c) Justificativas
Exercício feito com texto sobre projeto de Cineclube
04.04.2012 d) estratégias de ação
- detalhamento do projeto
- possíveis patrocinadores
- divulgação
11.04.2012 Estratégias de divulgação
- Aula introdutória sobre conceitos de mídia (impressa, eletrônica, etc...)
11.04.2012 e) retorno ao patrocinador
introdução ao marketing cultural
Texto: LISBOA, Simone Marília. “O mercado e as artes: o marketing cultural” e “Imagem Corporativa e marketing cultural”. In: Razão e Paixão dos mercados. Belo Horizonte: Editora C/Arte, 1999.
- Texto: “Manual de aplicação e visibilidade de logomarcas”. CCBB
18.04.2012 f) cronograma e cronograma de desembolso
g) orçamento
itens: quantidade; unidade de medida,; preço unitário, valor
utilizar tabela da revista “Marketing Cultural”
h) anexo (cartas de anuência, currículo, etc)
25.04.2012 Avaliação
02.05.2012 Devolução e correção das provas em sala de aula
02.05.2012 3. A realização do Projeto
- a logística do evento:
a) Recursos Físicos
b) Recursos Materiais
09.05.2012 c) Recursos Humanos
d) Outros Serviços
16.05.2012 Orientação dos projetos culturais em grupo
23.05.2012 d) Programação Visual do Evento
Discussão do texto: “Paradoxos do artista gráfico”, de François Lyotard e “A programação visual”, de Organização de eventos
30.05.2012 4. A avaliação do evento
- relatório, clipping, prestação de contas, etc...
A ficha técnica de um evento
- Patrocínio; realização; apoio, promoção, realização, agradecimentos, etc...
30.05.2012 Entrega das primeiras versões dos projetos
06.06.2012 Devolução dos projetos entregues com comentários sobre as primeiras versões – orientação dos grupos
13.06.2012 Modelos de formatação de projetos culturais
As leis de incentivo à cultura
Últimas dúvidas
20.06.2012 Seminário
27.06.2012 Seminário
04.07.2012 Devolução dos trabalhos apresentados
Encerramento do curso