domingo, 12 de setembro de 2010

Projeto Cultural 3 - Filmes exibidos, textos e estudo dirigido

Prezados alunos,

1) As referências dos filmes exibidos em sala de aula são: (a) CINCO FILMES ESTRANGEIROS, de José Eduardo Belmonte (DF, ficção, 13min, p&b, 35mm, 1997); (b) LAMBADA, A DANÇA PROIBIDA, de Greydon Clarck (EUA, ficção, 97min, 35mm, cor, 1990).

2) Para quem quiser tratar do assunto com mais profundidade sugiro a leitura do livro AMANCIO, Tunico. O Brasil dos gringos: imagens no cinema. Niterói: Intertexto, 2000. O livro está disponível na Biblioteca Central do Gragoatá/UFF.

3) Estudo dirigido:
Para a conlusão das nossas discussões na aula das aulas dos dias 30-08-2010 e 08-09-2010 sobre o texto do Stuart Hall. A identidade cultural na pós-modernidade sugiro uma tentativa de reflexão sobre as seguintes questões:
(a) Como a identidade nacional está sendo afetada ou deslocada pela Globalização? (b) Como é imaginada uma nação moderna? (c) Que estratégias são utilizadas para construir o pertencimento a uma identidade nacional? O que define as identidades do povo inglês? E a do povo brasileiro? (d) As culturas nacionais e as identidades culturais são unificadas? (e) O que está deslocando as identidades culturais nacionais no fim do sáculo XX? (f) As identidades nacionais estão sendo "homogeneizadas"?

4) Textos para a avaliação até o momento:
COELHO, Teixeira. "Caminhos para a ação Cultural". In: Usos da Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

5) Para as próximas aulas utilizaremos os seguintes textos:
- ZUBIRIA, Sérgio de. Metodologias para a Gestão Cultural. Disponibilizado em: http://www.oei.es.

- CEVA, Roberta Lana de Alencastre. "Em busca das 'autênticas' raizes da nacionalidade". In: Na batida do zabumba: uma análise antropológica do forró universitário. Dissertação de mestrado do Programa de pós-graduação em Antropologia social do Museu Nacional da UFRJ, 2001 (mimeo).

Os textos encontram-se disponíveis na xerox.

Um forte abraço da
Tetê Mattos