quinta-feira, 22 de março de 2012

Projeto Cultural 3 - Informes [Palestra Heloisa B. Rodrigues e curta NEGO FUGIDO]

Prezados alunos,
Está confirmada a presença de Heloisa Bueno Rodrigues na aula do dia 26 de março de 2012, para uma conversa sobre o seu trabalho sobre projeto cultural. O texto de sua autoria intitulado "Projeto cultural: Reflexões para além de um instrumento técnico" encontra-se na xerox.

Na aula passada, no dia 19 de março de 2012, assistimos ao filme NEGO FUGIDO, de Claudio Marques e Marília Hugues (BA, fic, 16min, 35mm, cor, 2009) e refletimos sobre algumas questões referentes ao nosso campo de atuação em produção cultural.
Sugiro uma visita ao endereço abaixo onde encontrarão informações detalhadas e várias críticas e comentários sobre o filme:
http://www.coisadecinema.com.br/coisadecinema/filmes_ccinema_Nego_Fugido.html

Boa leitura e até segunda!
Tetê Mattos

Projeto Cultural 1 - Poema OS SAPOS, de Manuel Bandeira e ODE AO BURGUÊS, de Mário de Andrade

Prezadas alunas
Para a próxima aula, do dia 28 de março de 2012, as alunas Caroline e Petúnia farão uma leitura dos poemas abaixo. Bom ensaio!


OS SAPOS, de Manuel Bandeira

Enfunando os papos,
Saem da penumbra,
Aos pulos, os sapos.
A luz os deslumbra.

Em ronco que aterra,
Berra o sapo-boi:
- "Meu pai foi à guerra!"
- "Não foi!" - "Foi!" - "Não foi!".

O sapo-tanoeiro,
Parnasiano aguado,
Diz: - "Meu cancioneiro
É bem martelado.

Vede como primo
Em comer os hiatos!
Que arte! E nunca rimo
Os termos cognatos.

O meu verso é bom
Frumento sem joio.
Faço rimas com
Consoantes de apoio.

Vai por cinquüenta anos
Que lhes dei a norma:
Reduzi sem danos
A fôrmas a forma.

Clame a saparia
Em críticas céticas:
Não há mais poesia,
Mas há artes poéticas..."

Urra o sapo-boi:
- "Meu pai foi rei!"- "Foi!"
- "Não foi!" - "Foi!" - "Não foi!".

Brada em um assomo
O sapo-tanoeiro:
- A grande arte é como
Lavor de joalheiro.

Ou bem de estatuário.
Tudo quanto é belo,
Tudo quanto é vário,
Canta no martelo".

Outros, sapos-pipas
(Um mal em si cabe),
Falam pelas tripas,
- "Sei!" - "Não sabe!" - "Sabe!".

Longe dessa grita,
Lá onde mais densa
A noite infinita
Veste a sombra imensa;

Lá, fugido ao mundo,
Sem glória, sem fé,
No perau profundo
E solitário, é

Que soluças tu,
Transido de frio,
Sapo-cururu
Da beira do rio...

*************

ODE AO BURGUÊS, de Mário de Andrade

Eu insulto o burguês! O burguês-níquel,
o burguês-burguês!
A digestão bem-feita de São Paulo!
O homem-curva! o homem-nádegas!
O homem que sendo francês, brasileiro, italiano,
é sempre um cauteloso pouco-a-pouco!
Eu insulto as aristocracias cautelosas!
Os barões lampiões! os condes Joões! os duques zurros!
que vivem dentro de muros sem pulos;
e gemem sangues de alguns mil-réis fracos
para dizerem que as filhas da senhora falam o francês
e tocam os "Printemps" com as unhas!
Eu insulto o burguês-funesto!
O indigesto feijão com toucinho, dono das tradições!
Fora os que algarismam os amanhãs!
Olha a vida dos nossos setembros!
Fará Sol? Choverá? Arlequinal!
Mas à chuva dos rosais
o èxtase fará sempre Sol!
Morte à gordura!
Morte às adiposidades cerebrais!
Morte ao burguês-mensal!
ao burguês-cinema! ao burguês-tílburi!
Padaria Suissa! Morte viva ao Adriano!
"–Ai, filha, que te darei pelos teus anos?
–Um colar... –Conto e quinhentos!!!
Mas nós morremos de fome!"
Come! Come-te a ti mesmo, oh gelatina pasma!
Oh! purée de batatas morais!
Oh! cabelos nas ventas! oh! carecas!
Ódio aos temperamentos regulares!
Ódio aos relógios musculares! Morte à infâmia!
Ódio à soma! Ódio aos secos e molhados!
Ódio aos sem desfalecimentos nem arrependimentos,
sempiternamente as mesmices convencionais!
De mãos nas costas! Marco eu o compasso! Eia!
Dois a dois! Primeira posição! Marcha!
Todos para a Central do meu rancor inebriante
Ódio e insulto! Ódio e raiva! Ódio e mais ódio!
Morte ao burguês de giolhos,
cheirando religião e que não crê em Deus!
Ódio vermelho! Ódio fecundo! Ódio cíclico!
Ódio fundamento, sem perdão!
Fora! Fu! Fora o bom burgês!...

De Paulicéia desvairada (1922)

Projeto Cultural 1 - Quadro Genérico Qualitativo de Políticas Culturais, por Rafael Nacif Toledo Piza


Quadro Genérico Qualitativo de Políticas Culturais, por Rafael Nacif Toledo Piza, publicado em PIZA, Rafael Nacif de Toledo. “ Para uma avaliação das Políticas Culturais Municipais: o caso de Niterói”. In: CAMPOS, Cleise, LEMOS, Guilherme e CALABRE, Lia.(orgs.) Políticas Públicas de Cultura do Estado do Rio de Janeiro – 2003-2005. Rio de Janeiro: Sirius, 2007.

Projeto Cultural 3 - Programa de curso

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
DEPARTAMENTO DE ARTE
DISCIPLINA: PROJETO CULTURAL III
PROFESSORA: MARIA TERESA MATTOS DE MORAES

EMENTA
Programa de ações culturais voltado para o incremento das manifestações artísticas e culturais de grupos sociais. Mapeamento cultural. Criação de circuito cultural comunitário. Metodologia e conceito para o programa de ações culturais. Modelos de sustentabilidade.

PROGRAMA DE CURSO
1 – Grupos sociais, identidade cultural, diversidade cultural.
• Definições; relação com os circuitos culturais; programa de ações sócio-culturais.
2 - Elaboração, redação e operacionalização de Projetos Culturais.
• A atividade projetual; itens que compõem um projeto.
3 – O mapeamento cultural.
• Indicadores culturais; metodologia de pesquisa (descrição de campo e hipóteses)
4 – Modelos de sustentailidade: estudos de caso
• Museu Vivo do Fandango; Projeto Abraçando Muriqui; Pontão Jongo Caxambu

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BAUMAN, Zygmunt. Globalização – as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor: 1999.
BARROS, José Márcio (org.) As mediações da cultura: arte, processo e cidadania. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2009.
CALABRE, Lia (org.). Políticas culturais: Reflexões e ações São Paulo: Itaú Cultural; Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2009.
CEVA, Roberta Lana de Alencastre. Na batida do zabumba: uma análise antropológica do forró universitário. Dissertação de mestrado do Programa de pós-graduação em Antropologia social do Museu Nacional da UFRJ, 2001 (mimeo).
COELHO, Teixeira. Dicionário crítico de política cultural. Campinas: Iluminuras, 1997.
CORRÊA, Joana Ramalho Ortigão. “Museu Vivo do Fandango: um projeto em construção”. In: DIEGUES, Antonio Carlos (org.) Enciclopédia caiçara. Vol. 5, São Paulo: Hucitec, 2006.
GOHN, Maria da Glória. Mídia, Terceiro Setor e MST – Impactos sobre o futuro das cidades e do campo. Petrópolis: Vozes, 2000.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Cultura e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2004.
JOHNSON, Allan G. Dicionário de Sociologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997.
JUNIOR, José. Da favela para o mundo: a história do grupo cultural Afro Reggae. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2003.
PORTO, Marta (org.) Investimento privado e desenvolvimento: balanços e desafios. Rio de Janeiro: Senac Rio e [X] Brasil, 2005.
SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. São Paulo: Edusp, 2007.
SHUSTERMAN, Richard. Vivendo a Arte – O pensamento pragmatista e a estética popular. São Paulo: Editora 34, 1998
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 1992.
TURINO, Célio. Ponto de Cultura – O Brasil de baixo para cima. São Paulo: Anita Garibaldi, 2009.
VELHO, Gilberto e KUSCHNIR, Karina. Mediação, Cultura e Política. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2001.
VIANNA, Hermano. O Mistério do Samba. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, Editora UFRJ, 1995.
YÚDICE, George. A conveniência da cultura – Usos da cultura na era global. Belo Horizonte: UFMG, 2006.
ZUBIRIA, Sérgio de. Metodologias para a Gestão Cultural. Disponibilizado em: http://www.oei.org.co/cultura.htm.

Blog: http://projetoculturaltetemattos.blogspot.com

Projeto Cultural 1 - Programa de curso e planejamento das aulas

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
DEPARTAMENTO DE ARTE
DISCIPLINA: PROJETO CULTURAL I
PROFESSORA: MARIA TERESA MATTOS DE MORAES

Ementa:
Projetos de eventos culturais. Inserção do evento em circuitos culturais. Projeto e demandas culturais. Metodologia e conceito para desenvolvimento de eventos culturais. Concepção e operacionalização de eventos culturais.

Programa de curso:
1 - O Evento Cultural.
• Definição
• A relação com a política cultural.

2 - Elaboração, redação e operacionalização de Projetos Culturais.
• A escolha do tema.
• A redação do projeto.
• A logística do evento.
• A avaliação do evento.

3 - A programação visual do evento.
• a logomarca e a identidade visual

4 – Modelos de Financiamento do Evento cultural.
• As leis de incentivo
• Estudos de caso

Bibliografia básica:
BARBOSA, Lúcia Machado; BARROS, Maria do Rosário Negreiros e BIZERRA, Maria da Conceição (orgs.) Ação cultural – Idéias e conceitos. Recife: Fundação Joaquim Nabuco / Editora Massagana, 2002.
BRANT, Leonardo. Mercado Cultural: Investimento Social, Formatação e Venda de Projetos, Gestão e Patrocínio, Política Cultural. São Paulo: Escrituras, 2001.
CESCA, Cleuza G. Gimenes. Organização de eventos. São Paulo: Summus, 1997.
COELHO, Teixeira. Dicionário crítico de política cultural. Campinas: Iluminuras, 1997.
CUNHA, Newton. Dicionário SESC – A linguagem da cultura. São Paulo: Perspectiva / Sesc São Paulo, 2003.
LISBOA, Simone Marília. Razão e Paixãos dos Mercados. Belo Horizonte, Editora C/Arte, 1999.
LYOTARD, Jean-François. “Paradoxos sobre o artista gráfico”. In: Moralidades pós-modernas. Campinas: Papirus, 1996.
MALAGODI, Maria Eugênia e CESNIK, Fábio de Sá. Projetos Culturais: elaboração, administração, aspectos legais, busca de patrocínio. São Paulo: Escrituras, 2000.
MIRANDA, Jair Martins de. Estudos de viabilidade de Projetos Culturais: os exemplos que vêm da Lapa. Dissertação de mestrado UNI-Rio, junho 1995 (mimeo).
NATALE, Edson e OLIVERI, Cristiane. Guia Brasileiro de Produção Cultural 2007. São Paulo: Editora Zé do Livro, 2006.
PIZA, Rafael Nacif de Toledo. “Para uma avaliação das políticas culturais municipais: o caso de Niterói”. In: Políticas Públicas de Cultura do Estado do Rio de Janeiro – 2003-2005. Rio de Janeiro: UERJ, Rede Sirius, 2007.
RODRIGUES, Heloisa Bueno. “Projeto cultural: reflexões para além de um instrumento técnico”. In: VII Enecult, Salvador, BA, 03 a 05 de agosto de 2011.
RUBIM, Linda (org.). Organização e Produção da Cultura. Salvador: EDUFBA, 2005.
THIRY-CHERQUES, Hermano Roberto. Projetos culturais – técnicas de modelagem. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.


PROJETO CULTURAL 1 – PROGRAMA DE CURSO –1o. SEMESTRE 2012


07.03.2012 - Semana de Calouros
14.03.2012 Apresentação dos alunos
- Xerox e blog http://projetoculturaltetemattos.blogspot.com
- a disciplina dentro da linha de projetos culturais
datas das avaliações e metodologia do curso
O Evento cultural
Definições e relação com o circuito cultural
Texto do Teixeira Coelho: “política de eventos” X “política cultural” In: Dicionário Crítico de política cultural
21.03.2012 O Evento cultural [cont.]
A crítica ao evento cultural, e a revisão da crítica, por Teixeira Coelho.
Os sistemas de produção cultural.
Quadro genérico qualitativo das políticas culturais: diagnóstico cultural, por Rafael Nacif Toledo Piza
Exercício prático utilizando como evento o cartaz de Paraty
Leitura e discussão da carta
28.03.2012 Tipos de eventos culturais
A semana de Arte Moderna de 22. Aula expositiva.
Concepção e elaboração de um projeto cultural
1. A escolha do tema
- Desejo cultural, necessidade cultural, bem cultural, produto cultural
- Definições de projeto cultural.
2. A Redação do Projeto
a) Apresentação
b) Objetivos
Textos: BRANT, Leonardo. “Projeto cultural: formatação”. In: Mercado Cultural. São Paulo: Escrituras: 2001.
MALAGODI, Maria Eugênia e CESNIK, Fábio de Sá. Projetos Culturais: elaboração, administração, aspectos legais, busca de patrocínio. São Paulo: Escrituras, 2000.
04.04.2012 c) Justificativas
Exercício feito com texto sobre projeto de Cineclube
04.04.2012 d) estratégias de ação
- detalhamento do projeto
- possíveis patrocinadores
- divulgação
11.04.2012 Estratégias de divulgação
- Aula introdutória sobre conceitos de mídia (impressa, eletrônica, etc...)
11.04.2012 e) retorno ao patrocinador
introdução ao marketing cultural
Texto: LISBOA, Simone Marília. “O mercado e as artes: o marketing cultural” e “Imagem Corporativa e marketing cultural”. In: Razão e Paixão dos mercados. Belo Horizonte: Editora C/Arte, 1999.
- Texto: “Manual de aplicação e visibilidade de logomarcas”. CCBB
18.04.2012 f) cronograma e cronograma de desembolso
g) orçamento
itens: quantidade; unidade de medida,; preço unitário, valor
utilizar tabela da revista “Marketing Cultural”
h) anexo (cartas de anuência, currículo, etc)
25.04.2012 Avaliação
02.05.2012 Devolução e correção das provas em sala de aula
02.05.2012 3. A realização do Projeto
- a logística do evento:
a) Recursos Físicos
b) Recursos Materiais
09.05.2012 c) Recursos Humanos
d) Outros Serviços
16.05.2012 Orientação dos projetos culturais em grupo
23.05.2012 d) Programação Visual do Evento
Discussão do texto: “Paradoxos do artista gráfico”, de François Lyotard e “A programação visual”, de Organização de eventos
30.05.2012 4. A avaliação do evento
- relatório, clipping, prestação de contas, etc...
A ficha técnica de um evento
- Patrocínio; realização; apoio, promoção, realização, agradecimentos, etc...
30.05.2012 Entrega das primeiras versões dos projetos
06.06.2012 Devolução dos projetos entregues com comentários sobre as primeiras versões – orientação dos grupos
13.06.2012 Modelos de formatação de projetos culturais
As leis de incentivo à cultura
Últimas dúvidas
20.06.2012 Seminário
27.06.2012 Seminário
04.07.2012 Devolução dos trabalhos apresentados
Encerramento do curso