terça-feira, 28 de setembro de 2010

Projeto Cultural 1 - Textos para a avaliação

1) A avaliação será feita no 06/10/2010, sem consulta dos textos.

os temas da prova são:
- Evento Cultural
- Evento cultural inserido numa Política cultural
- Projeto Cultural
- Verbetes: desejo cultural, valores culturais, ofertas culturais, necessidade cultural, oferta cultural, demanda cultural

Os textos são:
- COELHO, Teixeira. Dicionário Crítico de Política Cultural.
- PIZA, Rafael Nacif de Toledo. "Para uma avaliação das políticas culturais municipais: o caso de Niterói". In: CAMPOS, Cleise; LEMOS, Guilherme e CALABRE, Lia (orgs.) Políticas Públicas de Cultura do estado do Rio de Janeiro.
- Material distribuído em sala de aula.

Bom estudo,
prof. Tetê Mattos

Projeto Cultural 3 - Curta exibido, modelos de apresentação de projetos, diretrizes e avaliação

Prezados alunos

O filme que assistimos na aula da segunda-feira passada chama-se NEGO FUGIDO, dirigido por Claudio Marques e Marília Hugues (BA, fic, 15min, 35mm, cor, 2009). Caso queiram saber mais, consultem o ótimo artigo “A duplicidade do olhar”, de Luiz Soares Júnior disponibilizado em: http://www.revistacinetica.com.br/negofugido.htm

Para informações sobre o modelo de apresentação de projeto do edital da Petrobras de Desenvolvimento e Cidadania, citado em sala de aula, ver o site http://www2.petrobras.com.br/minisite/desenvolvimento_cidadania/index.asp

Para consultar na internet o modelo adotado em aula de apresentação de projetos, o texto “Formación en Administración y Gestión Cultural” encontra-se disponível em
http://www.campus-oei.org/cultura.htm. Vale a pena conferir!

Para refletir:
Caso desejem criar ações organizadas a partir de diretrizes, observem os exemplos dos projetos listados abaixo: Pontão do Jongo e projeto Abraçando Muriqui, de Mariana Kutassy.

No projeto do Jongo as diretrizes apresentadas são:
- AÇÕES DE ARTICULAÇÃO/DISTRIBUIÇÃO
- AÇÕES DE CAPACITAÇÃO/QUALIFICAÇÃO
- AÇÕES DE DIFUSÃO E DIVULGAÇÃO

No projeto Abraçando Muriqui (Mariana Kutassy) as ações foram pensadas a partir de áreas setoriais, que foram:
- SOCIABILIDADE
- PATRIMÔNIO CULTURAL
- MEIO AMBIENTE
- ECONOMIA
- CRIAÇÃO ARTÍSTICA

As diretrizes exemplificadas acima foram criadas a partir das especificidades de cada projeto. Caso adotem esta metodologia, sejam criativos na adequação dos projetos elaborados por vocês.

Textos para a avaliação de 06 de outubro de 2010.
• CEVA, Roberta Lana de Alencastre. “Em busca das autênticas raízes da nacionalidade”. In: Na batida do zabumba: uma análise antropológica do forró universitário. Dissertação de mestrado do Programa de pós-graduação em Antropologia social do Museu Nacional da UFRJ, 2001 (mimeo).
• COELHO, Teixeira. "Caminhos para a ação Cultural". In: Usos da Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
• HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

domingo, 12 de setembro de 2010

IX Araribóia Cine inicia processo de seleção de alunos de produção cultural

Prezados alunos,

Os interessados em integrar a equipe do IX Araribóia Cine - Festival de Niterói deverão seguir os seguintes procedimentos.

Fase I - Responder questionário que encontra-se na xerox do IACS, devolvendo-o IMPRETERIVELMENTE até o dia 17 de setembro de 2010 para o mesmo local, na pasta do Araribóia Cine.

Fase II - Será posteriormente agendada uma palestra sobre o festival. Para os alunos que desejarem integrar a equipe será importante a participação nesta palestra.

Fase III - Os alunos participarão de uma entrevista com os coordenadores do projeto. A entrevista será agendada através do e-mail indicado no questionário.

Torço para que vocês queiram participar.
Um forte abraço da
Tetê Mattos

Projeto Cultural 3 - Filmes exibidos, textos e estudo dirigido

Prezados alunos,

1) As referências dos filmes exibidos em sala de aula são: (a) CINCO FILMES ESTRANGEIROS, de José Eduardo Belmonte (DF, ficção, 13min, p&b, 35mm, 1997); (b) LAMBADA, A DANÇA PROIBIDA, de Greydon Clarck (EUA, ficção, 97min, 35mm, cor, 1990).

2) Para quem quiser tratar do assunto com mais profundidade sugiro a leitura do livro AMANCIO, Tunico. O Brasil dos gringos: imagens no cinema. Niterói: Intertexto, 2000. O livro está disponível na Biblioteca Central do Gragoatá/UFF.

3) Estudo dirigido:
Para a conlusão das nossas discussões na aula das aulas dos dias 30-08-2010 e 08-09-2010 sobre o texto do Stuart Hall. A identidade cultural na pós-modernidade sugiro uma tentativa de reflexão sobre as seguintes questões:
(a) Como a identidade nacional está sendo afetada ou deslocada pela Globalização? (b) Como é imaginada uma nação moderna? (c) Que estratégias são utilizadas para construir o pertencimento a uma identidade nacional? O que define as identidades do povo inglês? E a do povo brasileiro? (d) As culturas nacionais e as identidades culturais são unificadas? (e) O que está deslocando as identidades culturais nacionais no fim do sáculo XX? (f) As identidades nacionais estão sendo "homogeneizadas"?

4) Textos para a avaliação até o momento:
COELHO, Teixeira. "Caminhos para a ação Cultural". In: Usos da Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

5) Para as próximas aulas utilizaremos os seguintes textos:
- ZUBIRIA, Sérgio de. Metodologias para a Gestão Cultural. Disponibilizado em: http://www.oei.es.

- CEVA, Roberta Lana de Alencastre. "Em busca das 'autênticas' raizes da nacionalidade". In: Na batida do zabumba: uma análise antropológica do forró universitário. Dissertação de mestrado do Programa de pós-graduação em Antropologia social do Museu Nacional da UFRJ, 2001 (mimeo).

Os textos encontram-se disponíveis na xerox.

Um forte abraço da
Tetê Mattos

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Festival do Minuto seleciona curadores juniors.

QUER SER CURADOR JUNIOR DO FESTIVAL DO MINUTO?

O Festival está procurando estudantes universitários para trabalharem como
curadores juniores na equipe de curadoria.

O curador junior trabalha de casa, avaliando os vídeos que chegam nos
concursos do Festival do Minuto. É necessário que você tenha acesso a
internet banda larga, e que tenha disponível 1h por dia, de segunda a sexta
feira, para assistir e avaliar os vídeos que chegaram no dia. Além do
trabalho de assistir vídeos, o curador jr. terá também que distribuir
folders e cartazes por sua universidade. Os curadores jrs. receberão uma
ajuda de custo de R$ 300,00 por mês.

A seleção consiste em avaliar 50 vídeos aqui mesmo no site do Minuto. Para
participar, você deve ser cadastrado no site e estar logado. Na home do site
você verá os destaques de video, e ao lado, uma caixa de “Vídeos
Recomendados para Você”. Nessa caixa há um link de “Vote!”. Clicando nesse
link, abrirá uma janela com um player, e é aí que vocês votarão nos videos.

Se você não conseguiu ver os 50 vídeos de uma vez só não se preocupe, você
pode retomar seu trabalho depois, que não sera perdido. Basta se logar no
site do Festival e clicar no mesmo link.

Após votar nos 50 vídeos, pronto! É só você enviar um email para
curriculos@festivaldominuto.com.br, informando seu nome, o email no qual
você está cadastrado no site, a faculdade onde estuda e qual ano está, e
você já estará participando da seleção!

Boa sorte a todos!