segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Projeto Cultural 3 - O exemplo de Paulínia (SP)

A cidade de Paulínia, localizada no interior de São Paulo, adotou o audiovisual como estratégia de ação, criando em 2007 o Pólo Cinematográfico de Paulínia. Para citar algumas ações no campo do audiovisual temos o Paulínia Festival de Cinema, hoje um dos maiores eventos do audiovisual brasileiro; editais de financiamento de filmes, que têm como um dos principais objetivos a garantia de que a mão de obra local seja absorvida pelas produções apoiadas; cursos de formação para audiovisual; criação de um estúdio para animação e a construção de um magnífico Teatro, nas fotos abaixo, que hoje apresenta uma das melhores salas de exibição do país.
Trata-se de um exemplo que merece ser estudado com mais profundidade no campo da produção cultural.
Um abraço da
Prof. Tetê Mattos












Projeto Cultural 3 - A Encomenda do Bicho Medonho

As imagens contidas nesta postagem referem-se ao artista popular David Ferreira, da cidade de Barra de São Miguel, da região do cariri paraibano. Seu David construia maravilhosas engenhocas como as que estão nas fotos. Conheço o trabalho dele a partir do importantíssimo vídeo de André da Costa Pinto, que dá nome ao título desta mensagem, produção da segunda edição do Revelando os Brasis [www.revelandoosbrasis.com.br]. André, com a sua imensa sensibilidade, resgatou a obra deste artista popular e a imortalizou no vídeo "A Encomenda do Bicho Medonho". Um exercício para a reflexão: podemos comparar com a Oficina Brennand e pensar ações de potencialização destas obras.
Um abraço da
Tetê Mattos

Projeto Cultural 3 - Parque das Esculturas - Recife (PE)

As fotos abaixo referem-se a obra do artista Fernando Brennand no Parque das Esculturas, em frente ao Marco Zero, no Recife Antigo.





Projeto Cultural 3 - Oficina Brennand

Prezados alunos,

Disponibilizo as fotos da Oficina Brennand, em Recife (PE). Estas imagens foram retiradas do site http://www.brennand.com.br. Vale a pena conferir. O Museu é monumental e espetacular. Um bom exemplo de projeto cultural focado na obra de um artista.
Um abraço da
prof. Tetê Mattos














O

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Projeto Cultural 3 - Informe para as próximas aulas

Prezados alunos,
Alguns informes importantes:
1. Nas mensagens do dia 21 de março de 2010, postadas neste blog vocês encontram informações complementares sobre os exemplos de casos mencionados em sala de aula como o de Auvers-sur-Oise, cidade francesa onde Van Gogh faleceu, e o trabalho feito de uma construção de uma identidade impressionista trabalhada a partir desta potencialidade. Um outro exemplo citado foi o caso da cidade mineira de Varginha que foi visitada por “seres do além”. As imagens ilustram os casos citados em aula. Vale a pena conferir!

2. Em 30 de março de 2010, postei neste blog o Quadro Programático de Projeto Cultural que trata da inserção desta disciplina na estrutura do Projeto Cultural pensada para a grade curricular do nosso curso.

3. Lembrando que na próxima aula os grupos já devem estar formados, com a indicaçao dos temas dos projetos que serão desenvolvidos em aula.

4. Para as próximas aulas discutiremos a questão da identidade cultural a partir do texto de HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

Tenham uma boa leitura!
Um forte abraço da
Prof. Tetê Mattos

Projeto Cultural 1 - Sobre leituras referentes a evento cultural, produtor cultural e outros

Prezados alunos,

1. Para a próxima aula, dia 30.08.2010, iremos tratar do tema evento cultural. Os textos sugeridos para a leitura são os verbetes “política de eventos” e “política cultural” do Dicionário Crítico de Política Cultural, do Teixeira Coelho. Estes verbetes estão disponíveis na Xerox do IACS.

2. Para a outra semana, dia 13.09.2010 estaremos trabalhando com outros verbetes do Dicionário Crítico de Política Cultural, do Teixeira Coelho. Os temas tratados em aula serão "necessidade cultural", "produto cultural", "bem cultural" (ver produto cultural e propriedade cultural), "demanda cultural" (ver dirigismo cultural e necessidade cultural), "oferta cultural" (ver dirigismo cultural, distinção simbólica e necessidade cultural) e "desejo cultural (ver dirigismo cultural). Como em alguns dos temas não existe um verbete específico, a leitura deverá ser do verbete equivalente citado entre parenteses.

3.A aluna Sarah me perguntou sobre textos que tratem sobre o produtor cultural. Temos muitos, mas destaco o texto de Maria Helena Cunha intitulado Gestão Cultural: profissão em formação, da editora Duo Editorial. A editora possui um site www.duoeditorial.com.br onde indica os locais onde os livros podem ser adquiridos.
Uma outra opção de leitura sobre o tema diz respeito a Revista Observatório Itaú Cultural que encontra-se disponível em pdf no site do Itaú Cultural. www.itaucltural.org.br Vale a pena dar uma pesquisada nas publicações que tratam de temas específicos do campo da produção cultural.

4. Por fim, informe que o Quadro Programático de Projeto Cultural, que apresentei na primeira aula, situando a disciplina Projeto Cultural 1 dentro da estrutura do curso, encontra-se disponível na mensagem do dia 30 de março de 2010, postada neste blog.

Um abraço e tenham boas leituras.
prof. Tetê Mattos

Projeto Cultural 1 - Sobre Fronteiras

Prezados alunos,
Conforme combinado estou disponibilizando as informações sobre fronteiras apresentadas no PowerPoint na aula de 25.08.2010.
Definições:
• espaço que limita;
• local do diferente, do estranho;
• local de troca, de convívio com a diferença;
• local de reforço de uma identidade, mas que deve conviver com outra;
• Identidades, territórios;
• Línguas;
• local de transição para o outro;
• Local de transformação;
• Travessias, pontes;
• Passagem;
• Viajantes, andarilhos;
• Migrações;
• Exílio.

POSSÍVEIS TEMAS:
1. Fronteiras Territoriais Geográficas
• Guerras, nacionalidades, línguas
2. Fronteiras Étnicas
• Identidades, línguas
3. Fronteiras Artísticas
4. Fronteiras Sociais,
• Classe sociais, cidadania, consumo
5. Fronteiras de gênero
• Diversidade Sexual
6. Fonteiras de exclusão
• Ter X Não ter
7. Fronteiras Ético X Imoral
8. Deslocamentos
- viajantes, estrangeiros, turistas, migrações
9. Subjetivas:
– Passado e Presente
– Real X Imaginário
– Razão X Irracional
– Vida e morte


Na pasta da Xerox do IACS já está disponível um texto introdutório sobre fronteiras. O título é "Fronteiras cambiantes em um mundo inconstante - pontos para um debate". Revista Sexta-Feira, antropologia, artes e humanidades, número 3, editora Pletora, outubro de 1998.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

PROJETO CULTURAL 3 - Programa de curso

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
DEPARTAMENTO DE ARTE
DISCIPLINA: PROJETO CULTURAL III
PROFESSORA: MARIA TERESA MATTOS DE MORAES

EMENTA
Programa de ações culturais voltado para o incremento das manifestações artísticas e culturais de grupos sociais. Mapeamento cultural. Criação de circuito cultural comunitário. Metodologia e conceito para o programa de ações culturais. Modelos de sustentabilidade.

PROGRAMA DE CURSO
1 – Grupos sociais e a identidade cultural.
• Definições
• A relação com os circuitos culturais.
• Programa de ações sociais.

2 - Elaboração, redação e operacionalização de Projetos Culturais.
• A atividade projetual.
• Os itens que compõem um projeto.

3 – O mapeamento cultural.
• Indicadores culturais.
• Metodologia de pesquisa (descrição de campo e hipóteses)

4 – Modelos de sustentailidade: estudos de caso
• Museu Vivo do Fandango.
• Abraçando Muriqui
• Pontão Jongo caxambu

5 – O Terceiro Setor e Redes Sociais.
• Origem e composição: ONGs militantes e propositivas.
• O Terceiro Setor e o Estado e os movimentos sociais.
• O projeto de cidadania.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BAUMAN, Zygmunt. Globalização – as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor: 1999.
BARROS, José Márcio (org.) As mediações da cultura: arte, processo e cidadania. Belo Horizonte: Editora PUC Minas, 2009.
CALABRE, Lia (org.). Políticas culturais: Reflexões e ações São Paulo: Itaú Cultural; Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2009.
CEVA, Roberta Lana de Alencastre. Na batida do zabumba: uma análise antropológica do forró universitário. Dissertação de mestrado do Programa de pós-graduação em Antropologia social do Museu Nacional da UFRJ, 2001 (mimeo).
COELHO, Teixeira. Dicionário crítico de política cultural. Campinas: Iluminuras, 1997.
CORRÊA, Joana Ramalho Ortigão. “Museu Vivo do Fandango: um projeto em construção”. In: DIEGUES, Antonio Carlos (org.) Enciclopédia caiçara. Vol. 5, São Paulo: Hucitec, 2006.
FERNANDES, Rubem César. Privado Porém Público – O Terceiro Setor na América Latina. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994.
GOHN, Maria da Glória. Mídia, Terceiro Setor e MST – Impactos sobre o futuro das cidades e do campo. Petrópolis: Vozes, 2000.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Cultura e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2004.
JOHNSON, Allan G. Dicionário de Sociologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997.
JUNIOR, José. Da favela para o mundo: a história do grupo cultural Afro Reggae. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2003.
PORTO, Marta (org.) Investimento privado e desenvolvimento: balanços e desafios. Rio de Janeiro: Senac Rio e [X] Brasil, 2005.
SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. São Paulo: Edusp, 2007.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 1992.
VELHO, Gilberto e KUSCHNIR, Karina. Mediação, Cultura e Política. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2001.
VIANNA, Hermano. O Mistério do Samba. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, Editora UFRJ, 1995.
YÚDICE, George. A conveniência da cultura – Usos da cultura na era global. Belo Horizonte: UFMG, 2006.
ZANETTI, Lorenzo e SILVEIRA, Cléia. No Caminho da Organização – Projetos, Recursos, Cooperação. Rio de Janeiro: FASE, s.d.
ZUBIRIA, Sérgio de. Metodologias para a Gestão Cultural. Disponibilizado em: http://www.oei.es.

Ferramenta complementar:
http://projetoculturaltetemattos.blogspot.com

Presença obrigatória:
Mínimo de 75% das aulas

Datas das avaliações:
23.08.2010 – definição dos temas e grupos
06.10.2010 – primeira avaliação individual
03.11.2010 – entrega das primeiras versões dos projetos
06, 08 e 13.12.2010 – apresentação dos projetos

Formas de avaliação:
- Avaliação Individual + Fichamentos dos textos = Peso 1
- Projetos realizados em grupo = Peso 2

domingo, 15 de agosto de 2010

PROJETO CULTURAL 1 - Programa de curso

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
DEPARTAMENTO DE ARTE
DISCIPLINA: PROJETO CULTURAL I
PROFESSORA: MARIA TERESA MATTOS DE MORAES

Ementa:
Projetos de eventos culturais. Inserção do evento em circuitos culturais. Projeto e demandas culturais. Metodologia e conceito para desenvolvimento de eventos culturais. Concepção e operacionalização de eventos culturais.

Programa de curso:
1 - O Evento Cultural.
• Definição
• A relação com a política cultural.

2 - Elaboração, redação e operacionalização de Projetos Culturais.
• A escolha do tema.
• A redação do projeto.
• A logística do evento.
• A avaliação do evento.

3 - A programação visual do evento.
• a logomarca e a identidade visual

4 – Modelos de Financiamento do Evento cultural.
• As leis de incentivo
• Estudos de caso

Bibliografia básica:
BARBOSA, Lúcia Machado; BARROS, Maria do Rosário Negreiros e BIZERRA, Maria da Conceição (orgs.) Ação cultural – Idéias e conceitos. Recife: Fundação Joaquim Nabuco / Editora Massagana, 2002.
BRANT, Leonardo. Mercado Cultural: Investimento Social, Formatação e Venda de Projetos, Gestão e Patrocínio, Política Cultural. São Paulo: Escrituras, 2001.
CESCA, Cleuza G. Gimenes. Organização de eventos. São Paulo: Summus, 1997.
COELHO, Teixeira. Dicionário crítico de política cultural. Campinas: Iluminuras, 1997.
CUNHA, Newton. Dicionário SESC – A linguagem da cultura. São Paulo: Perspectiva / Sesc São Paulo, 2003.
LISBOA, Simone Marília. Razão e Paixãos dos Mercados. Belo Horizonte, Editora C/Arte, 1999.
LYOTARD, Jean-François. “Paradoxos sobre o artista gráfico”. In: Moralidades pós-modernas. Campinas: Papirus, 1996.
MALAGODI, Maria Eugênia e CESNIK, Fábio de Sá. Projetos Culturais: elaboração, administração, aspectos legais, busca de patrocínio. São Paulo: Escrituras, 2000.
MIRANDA, Jair Martins de. Estudos de viabilidade de Projetos Culturais: os exemplos que vêm da Lapa. Dissertação de mestrado UNI-Rio, junho 1995 (mimeo).
NATALE, Edson e OLIVERI, Cristiane. Guia Brasileiro de Produção Cultural 2007. São Paulo: Editora Zé do Livro, 2006.
PIZA, Rafael Nacif de Toledo. “Para uma avaliação das políticas culturais municipais: o caso de Niterói”. In: Políticas Públicas de Cultura do Estado do Rio de Janeiro – 2003-2005. Rio de Janeiro: UERJ, Rede Sirius, 2007.
RUBIM, Linda (org.). Organização e Produção da Cultura. Salvador: EDUFBA, 2005.
THIRY-CHERQUES, Hermano Roberto. Projetos culturais – técnicas de modelagem. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.


Ferramenta complementar:
http://projetoculturaltetemattos.blogspot.com

Presença obrigatória:
Mínimo de 75% das aulas

Datas das avaliações:
23.08.2010 – definição dos temas e grupos
06.10.2010 – primeira avaliação individual
03.11.2010 – entrega das primeiras versões dos projetos
06, 08 e 13.12.2010 – apresentação dos projetos

Regras de utilização do blog - 2o. semestre de 2010

Prezados alunos
Este blog foi criado para facilitar e melhorar a minha comunicação com vocês. A função dele é dar informações sobre as aulas e disponibilizar material didático utilizado nos cursos de Projeto Cultural 1 e Projeto Cultural 3 do curso de Produção Cultural da Universidade federal Fluminense.
Não será um espaço para substituir as aulas presenciais nem para informes de ausências nas aulas presenciais.
Valorizem este espaço e aproveitem utilizando da maneira adequada.
prof. Tetê Mattos