terça-feira, 30 de março de 2010

Projeto Cultural 1 - Para as aulas de 31-03-2010 e 05-04-2010

Olá Pessoal,

1. Lembrando do nosso exercício de pesquisa da estrutura administrativa do Ministério da Cultura. O Ministério é formado por quais secretarias, órgãos e instituições culturais?

2. Na pasta da Xerox do IACS já está disponível um texto introdutório sobre fronteiras. O título é "Fronteiras cambiantes em um mundo inconstante - pontos para um debate". Revista Sexta-Feira, antropologia, artes e humanidades, número 3, editora Pletora, outubro de 1998.

3. Na aula de 05-03-2010 estaremos trabalhando com alguns verbetes do Dicionário Crítico de Política Cultural, do Teixeira Coelho. Os temas tratados em aula são "necessidade cultural", "produto cultural", "bem cultural" (ver produto cultural e propriedade cultural), "demanda cultural" (ver dirigismo cultural e necessidade cultural), "oferta cultural" (ver dirigismo cultural, distinção simbólica e necessidade cultural) e "desejo cultural (ver dirigismo cultural). Como em alguns dos temas não existe um verbete específico, a leitura deverá ser do verbete equivalente citado entre parenteses.

Bom trabalho!

Projeto Cultura 3 - Informes Aula 29-03-2010

Olá pessoal,

1. Os Quatro textos para as aulas da primeira semana de abril estão publicados na Revista Observatório Itaú Cultural, n.8 (abr./jul. 2009) - São Paulo: Itaú Cultural, 2009. São eles:
(1) ALZAMORA, Geane; ALENCAR, Renata e MELO, Tailze. "Trânsitos Intermidiáticos e Diversidade Cultural". (2) BARROS, José Márcio. "Diversidade Cultural e Gestão da Cultura". (3) CANCLINI, Néstor Garcia Canclini. "Diversidade e Direitos na Interculturalidade Global". (4) MARTÍN-BARBERO, Jesús. "Desafios Políticos da Diversidade". A revista está disponibilizada no site www.itaucultural.org.br. Os textos encontram-se na pasta no IACS/UFF. E o contato do Itaú Cultural é atendimento@itaucultural.org.br

2. As referências dos filmes exibidos em sala de aula são: (a) CINCO FILMES ESTRANGEIROS, de José Eduardo Belmonte (DF, ficção, 13min, p&b, 35mm, 1997); (b) LAMBADA, A DANÇA PROIBIDA, de Greydon Clarck (EUA, ficção, 97min, 35mm, cor, 1990).

3. Livro citado: AMANCIO, Tunico. O Brasil dos gringos: imagens no cinema. Niterói: Intertexto, 2000. O livro está disponível na Biblioteca Central do Gragoatá/UFF.

4. Estudo dirigido:
Para a conlusão das nossas discussões na aula do dia 31-03-2010 sobre o texto do Stuart Hall. A identidade cultural na pós-modernidade. sugiro uma tentativa de reflexão sobre as seguintes questões:
(a) Como a identidade nacional está sendo afetada ou deslocada pela Globalização? (b) Como é imaginada uma nação moderna? (c) Que estratégias são utilizadas para construir o pertencimento a uma identidade nacional? O que define as identidades do povo inglês? E a do povo brasileiro? (d) As culturas nacionais e as identidades culturais são unificadas? (e) O que está deslocando as identidades culturais nacionais no fim do sáculo XX? (f) As identidades nacionais estão sendo "homogeneizadas"?

5. Textos para a avaliação até o momento:
COELHO, Teixeira. "Caminhos para a ação Cultural". In: Usos da Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
MONTEIRO, Elaine. A experiência do plano de salvaguarda do jongo no Sudeste. (mimeo).

Projeto Cultural 1 - Quadro genérico qualitativo de Políticas Culturais por Rafael Nacif

O Quadro Genérico Qualitativo de Políticas Culturais foi elaborado por Rafael Nacif De Toledo Piza, em pesquisa de iniciação científica, financiada pelo CNPq, realizada no curso de Produção Cultural da UFF, sob a orientação do professor Leonardo Guelman. Foi publicado em:
PIZA, Rafael Nacif de Toledo. "Para uma avaliação das políticas culturais municipais: o caso de Niterói". In: CAMPOS, Cleise; LEMOS, Guilherme e CALABRE, Lia (orgs.) Políticas Públicas de Cultura do Estado do Rio de Janeiro - 2003-2005. Rio de Janeiro: Sirius, 2007.

Obs:
1. O autor autorizou a publicação do quadro neste blog.
2. O livro estará disponível na Biblioteca Central do Gragoatá, pois foi doado por Lia Calabre.

Projeto Cultural 1 e 3 - Quadro Programático em Projeto Cultural

sexta-feira, 26 de março de 2010

Seleção de Bolsista PIBIC - prof. Adriana Facina

Prezados alunos
A professora Adriana Facina, do departamento de História e coordenadora do Observatório da Indústria Cultural está selecionando bolsistas. Abaixo a mensagem enviada por ela:

Olá, pessoal.
Estou selecionado bolsistas para o projeto "Vida em poesia: um estudo da trajetória de Deley de Acari". Como exigido pelo sistema PIBIC, o candidato tem de ter CR acima de 7,0. É preciso ainda ter disposição e disponibilidade para realizar trabalho de campo na favela de Acari. Os interessados devem enviar para adriana.facina@hotmail.com: histórico escolar, carta explicando interesse na pesquisa e currículo.
Um abraço,
Adriana Facina
http://oicult.blogspot.com/

terça-feira, 23 de março de 2010

Pontão de Cultura Jongo/Caxambu - seleção de bolsista do curso de Produção Cultural

SELEÇÃO DE BOLSISTA DO CURSO DE PRODUÇÃO CULTURAL

1.CARGA HORÁRIA SEMANAL: 20 HORAS

2.HORÁRIO: TURNO DA TARDE (FLEXIBILIDADE DE ADEQUAÇÃO DO HORÁRIO ÀS ATIVIDADES ACADÊMICAS DO BOLSISTA)

3.VALOR DA BOLSA: R$ 465,00

4.VIGÊNCIA: DE ABRIL A OUTUBRO, COM POSSIBILIDADE DE RENOVAÇÃO POR UM ANO.

5.ATIVIDADES DO BOLSISTA:

 Elaboração de um plano de trabalho 15 dias após sua inserção no programa, a partir de materiais fornecidos pela coordenação e de reuniões com a mesma;
 Colaboração na organização de reuniões, oficinas, seminários e eventos nos municípios da área de abrangência do programa;
 Colaboração na organização de publicações;
 Participação nas atividades de articulação do Pontão (reuniões, seminários, eventos, prêmios, etc.);
 Participação nas atividades de capacitação/qualificação (oficinas e seminários);
 Participação em reuniões de equipe;
 Participação em grupo de estudos sobre temas pertinentes ao programa;
 Apresentação de trabalho na Agenda Acadêmica da UFF e em eventos da área de Produção Cultural;
 Elaboração de relatórios de atividades.

6.METODOLOGIA E CRITÉRIOS DA SELEÇÃO: A seleção será feita por meio de duas entrevistas, uma realizada por professores do Curso de Produção Cultural e outra realizada pela Coordenação do programa. Na entrevista, serão considerados: desempenho acadêmico do candidato, interesse pelas ações do programa e pelas temáticas que envolvem o Jongo e a cultura jongueira, disponibilidade de horário. É opção do programa, em seus processos seletivos, sempre que possível, considerar o pertencimento racial dos candidatos como um de seus critérios de avaliação.

Processo seletivo no Curso de Produção Cultural:

24/03/2010 (quarta-feira) – Palestra com professora Elaine Monteiro
Coordenadora Geral do Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu
11h – sala C220 ou C-100 - IACS

26/03/2010 (sexta-feira) – Entrevista com professores de Produção Cultural, 10h – IACS [encontro no Departamento de Arte]
- material necessário
Histórico Escolar atualizado

Textos para a entrevista [xerox do IACS, na pasta de Projeto Cultural 3]:

“A experiência do plano de salvaguarda do jongo no Sudeste”, de Elaine Monteiro. [já disponível]
“Jongo, patrimônio imaterial brasileiro”, do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular” [disponível em 24/03/2010]



O PROGRAMA DE EXTENSÃO PONTÃO DE CULTURA DO JONGO CAXAMBU (PROEX-UFF/FEC/IPHAN):

Desde o ano de 2008, grupos de Jongo/Caxambu da região sudeste fazem parte do Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu. O Pontão é desenvolvido em uma parceria entre a Universidade Federal Fluminense (UFF), por intermédio da Fundação Euclides da Cunha, o IPHAN e as comunidades jongueiras e suas atividades estão concentradas em três eixos de ação: articulação/distribuição, capacitação/qualificação e difusão/divulgação.
A criação de políticas públicas que reconheçam o patrimônio cultural imaterial e que garantam direitos aos (as) detentores (as) dos saberes e das práticas do patrimônio reconhecido é recente no Brasil. O Jongo/Caxambu foi uma das primeiras manifestações da cultura popular brasileira a ser reconhecida pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio imaterial, no ano de 2005.
O Jongo é uma dança comunitária brasileira de origem rural que data do período escravocrata. Sua cultura é oriunda das relações de sociabilidade que os (as) africanos (as) escravizados (as) e seus descendentes estabeleceram nas fazendas de café e cana-de-açúcar, tornando-se referência cultural no sudeste do país, para onde foram trazidos (as) para o trabalho nas lavouras.
O Pontão de Cultura tem se constituído como um campo de investigação sobre a cultura e a identidade negra, sobre a construção de um projeto coletivo de ação de salvaguarda de um bem registrado e, portanto, como contribuição no campo da construção de políticas culturais públicas voltadas para comunidades tradicionais e para o patrimônio cultural de natureza imaterial.
Atualmente, o Pontão reúne dezesseis comunidades/grupos, a saber: Angra dos Reis/RJ, Arrozal (Piraí)/RJ, Barra do Piraí/RJ, Campinas/SP, Carangola/MG, Guaratinguetá/SP, Miracema/RJ, Pinheiral/RJ, Piquete/SP, Porciúncula/RJ, Serrinha/RJ, Santo Antônio de Pádua/RJ, São José dos Campos/SP, São Mateus/ES, Quilombo São José da Serra (Valença)/RJ e Vassouras/RJ.

domingo, 21 de março de 2010

Projeto Cultural 1 - Sugestão de Tema

Prezados alunos
Até o final desta semana, teremos que escolher qual será tema que iremos trabalhar os projetos de eventos. A minha sugestão é o tema FRONTEIRAS e DESLOCAMENTOS.
Temas relacionados: identidades, exílio, território, línguas, migrações, estrangeiro, etc.
Defendo este tema pelos seguintes motivos:
a) amplitude da temática, abrindo um enorme leque de escolha de projetos;
b) atualidade do tema; o aprofundamento dele servirá para a prática do produtor cultural;
c) existência de uma enorme bibliografia, que deverá seguir de base teórica para a elaboração do projeto. Neste sentido, ajuda na fundamentação e argumentação do mesmo.

Um forte abraço da
prof. Tetê Mattos

Projeto Cultural 3 - Exemplo 2 - Festival de Cinema de Varginha [MG-Brasil]

A cidade de Varginha, MG ficou conhecida pela visita de ETs. A cidade incorporou os seres do "além" como elemento identitário. Nas imagens vemos o momumento de uma nave espacial e os troféus ET de Ouro e ET de Prata do Festival de Cinema de Varginha.


Projeto Cultural 3 - Exemplo 1 - Auvers-sur-Oise [França]







Auvers-sur-Oise - cidade francesa onde Vincent van Gogh pintou seus últimos quadros. Champ de blé aux corbeaux [1890]; L'eglise d'Auvers [1890].
La mairie d'Auvers [1890].

domingo, 14 de março de 2010

Projeto Cultural 1 - Planejamento das Aulas

PROJETO CULTURAL 1 – PLANEJAMENTO DAS AULAS – 1o. SEMESTRE 2010


15.03.2010
Apresentação dos alunos / a disciplina dentro da linha de projetos culturais / datas das avaliações e metodologia do curso

17.03.2010
O Evento cultural - Definições e relação com o circuito cultural
Texto do Teixeira Coelho: “política de eventos” X “política cultural” In: Dicionário Crítico de política cultural
Exercício prático utilizando como evento o cartaz de Paraty

22.03.2010
Tipos de eventos culturais

24.03.2010
Texto sobre tema escolhido.

29.03.2010
Concepção e elaboração de um projeto cultural
1. A escolha do tema
- Desejo cultural, necessidade cultural, bem cultural, produto cultural
- Definições de projeto cultural.

31.03.2010
2. A Redação do Projeto
a) Apresentação
b) Objetivos
Textos: BRANT, Leonardo. “Projeto cultural: formatação”. In: Mercado Cultural. São Paulo: Escrituras: 2001.
MALAGODI, Maria Eugênia e CESNIK, Fábio de Sá. Projetos Culturais: elaboração, administração, aspectos legais, busca de patrocínio. São Paulo: Escrituras, 2000.

05.04.2010
c) Justificativas
Exercício feito com texto sobre projeto de Cineclube

07.04.2010
d) estratégias de ação
- detalhamento do projeto
- possíveis patrocinadores
- divulgação

12.04.2010
Estratégias de divulgação
- Aula introdutória sobre conceitos de mídia (impressa, eletrônica, etc...)

14.04.2010
e) retorno ao patrocinador
introdução ao marketing cultural
Texto: LISBOA, Simone Marília. “O mercado e as artes: o marketing cultural” e “Imagem Corporativa e marketing cultural”. In: Razão e Paixão dos mercados. Belo Horizonte: Editora C/Arte, 1999.
- Texto: “Manual de aplicação e visibilidade de logomarcas”. CCBB

19.04.2010
f) cronograma e cronograma de desembolso
g) orçamento
itens: quantidade; unidade de medida,; preço unitário, valor
utilizar tabela da revista “Marketing Cultural”
h) anexo (cartas de anuência, currículo, etc)

21.04.2010
Feriado Tiradentes

26.04.2010
Últimas dúvidas

28.04.2010
Avaliação

03.05.2010
Devolução e correção das provas em sala de aula

05.05.2010
3. A realização do Projeto
- a logística do evento:
a) Recursos Físicos
b) Recursos Materiais

10.05.2010
c) Recursos Humanos
d) Outros Serviços

12.05.2010
Orientação dos projetos culturais em grupo

17.05.2010
d) Programação Visual do Evento
Discussão do texto: “Paradoxos do artista gráfico”, de François Lyotard e “A programação visual”, de Organização de eventos

19.05.2010
4. A avaliação do evento
- relatório, clipping, prestação de contas, etc...
A ficha técnica de um evento
- Patrocínio; realização; apoio, promoção, realização, agradecimentos, etc...

24.05.2010
Palestra Araribóia Cine

26.05.2010
Entrega das primeiras versões dos projetos

31.05.2010
Devolução dos projetos entregues com comentários sobre as primeiras versões – orientação dos grupos

02.06.2010
Devolução dos projetos entregues com comentários sobre as primeiras versões – orientação dos grupos

07.06.2010
Devolução dos projetos entregues com comentários sobre as primeiras versões – orientação dos grupos

09.06.2010
Modelos de formatação de projetos culturais
As leis de incentivo à cultura

14.06.2010
Últimas dúvidas

16.06.2010
Últimas dúvidas

21.06.2010
Seminário

23.06.2010
Seminário

28.06.2010
Seminário

30.06.2010
Seminário

05.07.2010
Devolução dos trabalhos apresentados
Aula surpresa

12.07.2010
Verificação Suplementar

Projeto Cultural 3 - Planejamento das Aulas

PLANEJAMENTO DAS AULAS – PROJETO CULTURAL 3 – 1o. SEMESTRE 2010

15.03.2010
Apresentação do curso / Inserção da disciplina Projeto Cultural 3 dentro da estrutura dos Projetos.

17.03.2010
Matéria “Em busca da identidade”. Revista Domingo e Texto COELHO, Teixeira. “Caminhos para a ação cultural”. In: Usos da cultura

22.03.2010
Definição de grupos sociais.Filmes: Petrucio Felker e Uma nação de gente

24.03.2010
Palestra prof. Elaine Monteiro, coordenadora Geral do Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu.

29.03.2010
A identidade cultural Texto: Stuart Hall. A identidade cultural na pós-modernidade.
Vídeo: Passadouro, de Torquato Joel / Cinco Filmes Estrangeiros, de José Eduardo Belmonte / Zero a Zero, de João Emanuel Carneiro

31.03.2010
Texto: Ceva, Roberta. “Em busca das “autênticas” raízes da nacionalidade. Na batida do zabunba: uma análise do forró universitário.

05.04.2010
Aula expositiva: Metodologias para a Gestão C ultural.

07.04.2010
Texto: Hermano Vianna. “Lugar nenhum”. In: O mistério do samba
Filme: Meu cumpadre Zé Keti ou Do dia em que Macunaíma e Gilberto Freyre visistaram o terreiro da Tia Ciata mudando o rumo da nossa história

12.04.2010
Data da entrega do tema do projeto com a problematização

14.04.2010
O conceito de mediador cultural
Texto: Ceva, Roberta. “Forró e mediação cultural na cidade do Rio de Janeiro. In: Mediação, Cultura e política

19.04.2010
Indicadores culturais

21.04.2010 Feriado Tiradentes

26.04.2010
Ültimas dúvidas antes da avaliação

28.04.2010 Avaliação

03.05.2010
Correção das provas em sala de aula

05.05.2010
Orientação dos projetos culturais

10.05.2010
Texto: Michel Thiollent. Metodologias da pesquisa-ação

12.05.2010
Texto: Michel Thiollent. Metodologias da pesquisa-ação (continuação)

17.05.2010
Estudos de caso: o exemplo da comunidade de Muriqui. Texto de Bruno Stehling. A cultura no desenvolvimento social.

19.05.2010
Palestra: Joana Corrêa sobre Estudos de casos: Museu Vivo do Fandango

24.05.2010
Estudo de caso: Grupo Afroreggae
Textos: JUNIOR, José. Da favela para o mundo: a história do grupo cultural Afro Reggae. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2003.
SALLES, Élcio de Salles. “Culturas transitivas”. In: Cultura e desenvolvimento.
YUDICE, George. A Conveniência da Cultura

26.05.2010
Estudo de caso: O programa DocTV e o programa de ações culturais para implementação de pólos regionais de produção no país.

31.05.2010
Orientação dos projetos culturais em grupo

02.06.2010
Orientação dos projetos culturais em grupo

07.06.2010
O Terceiro Setor no Brasil
Texto: GOHN, Maria da Glória. “Terceiro setor: que tipo de associativismo é esse?”. In: Mídia, terceiro setor e MST

09.06.2010
O conceito de Redes

14.06.2010
Cultura e desenvolvimento
Texto PORTO, Marta. Cultura para o desenvolvimento: um desafio de todos In: Cultura e desenvolvimento

16.06.2010
Últimas dúvidas

21.06.2010 Seminário
23.06.2010 Seminário
28.06.2010 Seminário
30.06.2010 Seminário

05.07.2010
Devolução dos trabalhos apresentados
Aula surpresa

12.07.2010 Verificação Suplementar

terça-feira, 9 de março de 2010

Projeto Cultural 3 - Programa de curso

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
DEPARTAMENTO DE ARTE
DISCIPLINA: PROJETO CULTURAL III
PROFESSORA: MARIA TERESA MATTOS DE MORAES

EMENTA
Programa de ações culturais voltado para o incremento das manifestações artísticas e culturais de grupos sociais. Mapeamento cultural. Criação de circuito cultural comunitário. Metodologia e conceito para o programa de ações culturais. Modelos de sustentabilidade.

PROGRAMA DE CURSO
1 – Grupos sociais e a identidade cultural.
• Definições
• A relação com os circuitos culturais.
• Programa de ações sociais.

2 - Elaboração, redação e operacionalização de Projetos Culturais.
• A atividade projetual.
• Os itens que compõem um projeto.

3 – O mapeamento cultural.
• Indicadores culturais.
• Metodologia de pesquisa (descrição de campo e hipóteses)

4 – Modelos de sustentailidade: estudos de caso
• Museu Vivo do Fandango.

5 – O Terceiro Setor e Redes Sociais.
• Origem e composição: ONGs militantes e propositivas.
• O Terceiro Setor e o Estado e os movimentos sociais.
• O projeto de cidadania.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BAUMAN, Zygmunt. Globalização – as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor: 1999.
CALABRE, Lia (org.). Políticas culturais: Reflexões e ações São Paulo: Itaú Cultural; Rio de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2009.
CEVA, Roberta Lana de Alencastre. Na batida do zabumba: uma análise antropológica do forró universitário. Dissertação de mestrado do Programa de pós-graduação em Antropologia social do Museu Nacional da UFRJ, 2001 (mimeo).
COELHO, Teixeira. Dicionário crítico de política cultural. Campinas: Iluminuras, 1997.
CORRÊA, Joana Ramalho Ortigão. “Museu Vivo do Fandango: um projeto em construção”. In: DIEGUES, Antonio Carlos (org.) Enciclopédia caiçara. Vol. 5, São Paulo: Hucitec, 2006.
FERNANDES, Rubem César. Privado Porém Público – O Terceiro Setor na América Latina. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994.
GOHN, Maria da Glória. Mídia, Terceiro Setor e MST – Impactos sobre o futuro das cidades e do campo. Petrópolis: Vozes, 2000.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Cultura e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2004.
JOHNSON, Allan G. Dicionário de Sociologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997.
JUNIOR, José. Da favela para o mundo: a história do grupo cultural Afro Reggae. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2003.
PORTO, Marta (org.) Investimento privado e desenvolvimento: balanços e desafios. Rio de Janeiro: Senac Rio e [X] Brasil, 2005.
SANTOS, Milton. O espaço do cidadão. São Paulo: Edusp, 2007.
THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 1992.
VELHO, Gilberto e KUSCHNIR, Karina. Mediação, Cultura e Política. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2001.
VIANNA, Hermano. O Mistério do Samba. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, Editora UFRJ, 1995.
YÚDICE, George. A conveniência da cultura – Usos da cultura na era global. Belo Horizonte: UFMG, 2006.
ZANETTI, Lorenzo e SILVEIRA, Cléia. No Caminho da Organização – Projetos, Recursos, Cooperação. Rio de Janeiro: FASE, s.d.
ZUBIRIA, Sérgio de. Metodologias para a Gestão Cultural. Disponibilizado em: http://www.oei.es.

Projeto Cultural 1 - Programa de curso

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
DEPARTAMENTO DE ARTE
DISCIPLINA: PROJETO CULTURAL I
PROFESSORA: MARIA TERESA MATTOS DE MORAES

Ementa:
Projetos de eventos culturais. Inserção do evento em circuitos culturais. Projeto e demandas culturais. Metodologia e conceito para desenvolvimento de eventos culturais. Concepção e operacionalização de eventos culturais.

Programa de curso:
1 - O Evento Cultural.
• Definição
• A relação com os circuitos culturais.

2 - Elaboração, redação e operacionalização de Projetos Culturais.
• A escolha do tema.
• A redação do projeto.
• A logística do evento.
• A avaliação do evento.

3 - A programação visual do evento.
• a logomarca e a identidade visual

4 – Modelos de Financiamento do Evento cultural.
• As leis de incentivo
• Estudos de caso

Bibliografia básica:
BARBOSA, Lúcia Machado; BARROS, Maria do Rosário Negreiros e BIZERRA, Maria da Conceição (orgs.) Ação cultural – Idéias e conceitos. Recife: Fundação Joaquim Nabuco / Editora Massagana, 2002.
BRANT, Leonardo. Mercado Cultural: Investimento Social, Formatação e Venda de Projetos, Gestão e Patrocínio, Política Cultural. São Paulo: Escrituras, 2001.
CANCLINI, Nestor Garcia. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: UFRJ, 1995.
CESCA, Cleuza G. Gimenes. Organização de eventos. São Paulo: Summus, 1997.
COELHO, Teixeira. Dicionário crítico de política cultural. Campinas: Iluminuras, 1997.
__________. Guerras Culturais. São Paulo: Iluminuras, 2000.
CUNHA, Newton. Dicionário SESC – A linguagem da cultura. São Paulo: Perspectiva / Sesc São Paulo, 2003.
FARIA, Hamilton José Barreto de. (org.) Projeto Cultural para um Governo Sustentável. São Paulo: Pólis, 1994.
MALAGODI, Maria Eugênia e CESNIK, Fábio de Sá. Projetos Culturais: elaboração, administração, aspectos legais, busca de patrocínio. São Paulo: Escrituras, 2000.
MIRANDA, Jair Martins de. Estudos de viabilidade de Projetos Culturais: os exemplos que vêm da Lapa. Dissertação de mestrado UNI-Rio, junho 1995 (mimeo).
NATALE, Edson e OLIVERI, Cristiane. Guia Brasileiro de Produção Cultural 2007. São Paulo: Editora Zé do Livro, 2006.
RUBIM, Linda (org.). Organização e Produção da Cultura. Salvador: EDUFBA, 2005.
THIRY-CHERQUES, Hermano Roberto. Projetos culturais – técnicas de modelagem. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

Apresentação e Regras do Blog

Prezados alunos
Este blog foi criado para facilitar e melhorar a minha comunicação com vocês. A função dele é dar informações sobre as aulas e disponibilizar material didático utilizado nos cursos de Projeto Cultural 1 e Projeto Cultural 3. Não será um espaço para substituir as aulas presenciais nem para informes de ausências nas aulas presenciais.
Valorizem este espaço e aproveitem utilizando da maneira adequada.
prof. Tetê Mattos